top of page

O QUE ESPERAR DO PARQUE NACIONAL CANAÍMA NA VENEZUELA

  • Francis Farias
  • 28 de jul. de 2017
  • 2 min de leitura

Durante o meu intercâmbio na Venezuela, no final de 2015, tive a oportunidade de conhecer parte do Parque Nacional Canaíma para comemorar o Natal. Minha family host é proprietária do Waku Lodge, maior hotel da região, que me convidaram para conhecer as instalações.

O Parque Nacional Canaíma está localizado na Gran Sabana, no estado de Bolívar. Foi criado em 1962 e, hoje, é reconhecido como patrimônio da humanidade pela UNESCO. As principais atrações são o Santo Ángel, maior queda d´agua do mundo e o Monte Roraima.

A única maneira de chegar à Canaíma é de avião. Saindo de Puerto Ordaz, cidade que estava fazendo o intercâmbio, há voos que são realizados em pequenas aeronaves. Para quem tem medo de avião, a aventura começa no aeroporto. Ao chegar no parque, existem pessoas que te levam até o hotel. O translado é acertado com a agência de viagens.

Waku Lodge

Fiquei extremamente surpreendida com o tamanho e com a estrutura do hotel. A arquitetura é toda rústica e você vive em contato com a natureza. Os espaços para alimentação são abertos e é possível fazer as refeições admirando a cachoeira. Os pássaros ficam soltos, inclusive fui atacada por um tucano. Na área externas, têm camas e cadeiras para descanso.

As instalações são muito confortáveis, com cama de casal e ar condicionado. Não falta nada no hotel, incluindo papel higiênico (na época existia a escassez de produtos de higiene básica no país). Parecia que a crise que atinge a Venezuela não tinha chegado em Canaíma.

No pacote está incluso toda a alimentação, com café da manhã, almoço, jantar e lanche da tarde. As refeições são bem completas e gostosas servidas como self service. A ceia de natal foi farta, com comidas típicas venezuelanas, como hallacas e pan de jámon.

A maioria dos funcionários falam apenas espanhol, mas conheci um atendente que sempre falava em inglês comigo. O pessoal é bem atencioso e simpático, assim como todo o povo venezuelano.

Passeios

O passeio que eu fiz foram organizados pelo hotel. Inclusive, acredito que seja possível fechar todos os passeios com agências de viagens. Um transfer levou a gente para uma viagem de barco pelo Rio Caroní. Durante o caminho, passamos por uma aldeia indígena e por inúmeras cachoeiras. Depois, pegamos o barquinho e chegamos em uma espécie de “praia”.

A “praia” foi um dos lugares mais bonitos que já estive. As pessoas nadam no rio Caroní ou brincam na areia. O hotel oferecia alimentação, com sanduíches e bebidas (tinha até cuba libre!).

É possível fazer visitas ao Santo Ángel e aos tepuis. Normalmente isso é acertado com a agência de viagens, mas como estava de convidada acabei não conhecendo as atrações mais procuradas por turistas.

Para quem deseja se desconectar do mundo e contato com a natureza, Canaíma é o lugar certo. Tive uma das maiores jornadas internas da vida ao observar a cachoeira e me dá conta que o melhor da vida é o inesperado.

Comments


Posts Recentes
Procure por temas!
Acompanhe nas redes sociais!
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon
  • Twitter Basic Square

Fale Conosco

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

  • facebook
  • Twitter Clean
bottom of page